As pérolas são um clássico da joalheria por serem versáteis, o que significa que se adaptam facilmente a qualquer ocasião e tipo de roupa, e por sua beleza. E justamente por esta praticidade que hoje em dia existem muitas falsificações desta pedra, por isso decidimos listar algumas dicas de como identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa.
Antes precisamos falar sobre como as pérolas são feitas: as pérolas verdadeiras se formam por meio do acúmulo de carbonato de cálcio que ocorre como reação de alguns tipos de moluscos a agressões ambientais.
Esse é um processo muito lento, que pode demorar muitos anos para ocorrer. Por isso a obtenção dessas pedras é muito difícil. O que fez com o que o homem passasse a falsificar as pérolas para suprir a demandas maiores e para inseri-las em peças com menor custo.
A pérola falsa é então fabricada por meio de processos industriais, com o auxílio de máquinas. Geralmente são produzidas usando materiais comuns como plástico e vidro que são recobertos por uma pintura perolada.
Você sabe que o valor cobrado pela pérola verdadeira é muito diferente do valor cobrado pela pérola falsa, por isso é importante saber identificar as diferenças entre as duas para não ser enganado.
Dicas para reconhecer pérolas falsas
Não é uma tarefa muito simples identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa, mas existem algumas dicas importantes de características que diferenciam os dois tipos.
- Tamanho e simetria: as pérolas falsas são produzidas por máquinas e por isso possuem sempre o mesmo tamanho. Já as verdadeiras, por serem formadas naturalmente, possuem pequenas diferenças e imperfeições;
- Brilho: as pérolas falsas brilham muito menos em comparação às verdadeiras. Uma ótima forma de analisar isso é expor a peça ao sol;
- Peso: apesar de serem muito leves, as pérolas verdadeiras são mais pesadas do que as pérolas falsas. Com um pouco de atenção você pode diferenciar entre os dois tipos;
Apesar de não ser tão simples identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa, com um pouco de observação é possível reconhecer as diferenças entre elas.
Deixe um comentário