Como identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa

As pérolas são um clássico da joalheria por serem versáteis, o que significa que se adaptam facilmente a qualquer ocasião e tipo de roupa, e por sua beleza. E justamente por esta praticidade que hoje em dia existem muitas falsificações desta pedra, por isso decidimos listar algumas dicas de como identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa.

Antes precisamos falar sobre como as pérolas são feitas: as pérolas verdadeiras se formam por meio do acúmulo de carbonato de cálcio que ocorre como reação de alguns tipos de moluscos a agressões ambientais.

Esse é um processo muito lento, que pode demorar muitos anos para ocorrer. Por isso a obtenção dessas pedras é muito difícil. O que fez com o que o homem passasse a falsificar as pérolas para suprir a demandas maiores e para inseri-las em peças com menor custo. 

A pérola falsa é então fabricada por meio de processos industriais, com o auxílio de máquinas. Geralmente são produzidas usando materiais comuns como plástico e vidro que são recobertos por uma pintura perolada.

Você sabe que o valor cobrado pela pérola verdadeira é muito diferente do valor cobrado pela pérola falsa, por isso é importante saber identificar as diferenças entre as duas para não ser enganado.

Dicas para reconhecer pérolas falsas

Não é uma tarefa muito simples identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa, mas existem algumas dicas importantes de características que diferenciam os dois tipos.

  • Tamanho e simetria: as pérolas falsas são produzidas por máquinas e por isso possuem sempre o mesmo tamanho. Já as verdadeiras, por serem formadas naturalmente, possuem pequenas diferenças e imperfeições;
  • Brilho: as pérolas falsas brilham muito menos em comparação às verdadeiras. Uma ótima forma de analisar isso é expor a peça ao sol;
  • Peso: apesar de serem muito leves, as pérolas verdadeiras são mais pesadas do que as pérolas falsas. Com um pouco de atenção você pode diferenciar entre os dois tipos;

Apesar de não ser tão simples identificar uma pérola verdadeira e uma pérola falsa, com um pouco de observação é possível reconhecer as diferenças entre elas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: