Apesar de as cores serem uma marca registrada da estação mais quente do ano, no que depender das semanas de moda internacionais o Verão 2023 vai ser um tanto quanto sóbrio. Na cartela de cores das tendências desfiladas em Londres, Milão, Nova York e Paris, os tons de preto, cinza, roxo e azuis escuros ou um outro ponto de luz mais neutro apareceram muito.
Outro ponto que vale destacar é que os tecidos estão um pouco mais encorpados, com volumes que destacam os quadris e os ombros. O calor apareceu em elementos que exploram a relação das roupas com o corpo, como rendas, transparências e recortes que colocam a pele em evidência.
Nós selecionamos algumas das tendências que queremos experimentar no Verão 2023. Confira:


Couro no verão
Marcas como Chloé e Versace desfilaram roupas de couro que quebram as expectativas do que se espera de um guarda-roupas de verão. Como aqui no Brasil enfrentamos temperaturas bem altas, nós vamos testar com as peças mais curtas como saias e vestidos.


Renda
A Renda apareceu em detalhes, mas também em produções completas, da cabeça aos pés, com um forte apelo sensual. Uma forma interessante de composição é usá-la por baixo de outras peças, aparecendo sob transparências, decotes ou recortes. Para as românticas, a renda também chega junto a babados e laços.


O justo está de volta
Depois do boom das peças largas, as silhuetas justas retornaram às passarelas e prometem invadir nossos guarda-roupas. E vale destacar que esse comeback está na alfaiataria, nos looks casuais e até mesmo nos glamourosos.


Transparência colorida
As cores apareceram em tecidos transparentes nos desfiles de Prada, Miu Miu, Saint Laurent e Ferragamo, em peças únicas ou em combinações. O corpo fica coberto, mas não escondido.


Franjas
Elas estão voltando com tudo! Muitas vezes as franjas apareceram associadas a um visual western, em botas ou jaquetas de couro, mas nesta estação ela veio dar um quê de fantasia aos looks: dando um impacto extra ao andar e criando a ilusão de que as roupas têm seu próprio movimento. Curtas e amontoadas, elas se assemelham às plumas. Elas também apareceram nos acessórios, como bolsas e cintos.


Recortes
Além dos volumes, algumas roupas também ganharam recortes menos convencionais e até mesmo improváveis, como calças de alfaiataria com coxas à mostra, por exemplo. Mas há também espaço para aberturas que deixam à mostra partes mais comumente visualizadas, como costas e quadris.


Foco nos ombros
As ombreiras continuam em alta, mas ganharam novos contornos, que vão desde os triangulares e pontiagudos, aos levemente arredondados, com as mangas acompanhando o desenho dos ombros.


Calça Cargo
Apesar de as peças justas estarem voltando, as calças cargo não irão a lugar algum (a não ser os nossos guarda-roupas). A peça que foi apresentada nas passarelas em outras temporadas foi abraçada pelas ruas e continuará em alta, dessa vez com mais bolsos e com tecidos e comprimentos variados.
Deixe um comentário