Qual a diferença entre joias e semijoias

Joias em ouro e prata

Há quem prefira as joias e há quem prefira as semijoias. Também há quem entenda que cada uma pode ter o seu momento para acrescentar informações ao look e deixar o visual mais rico e transformar o básico em uma super trend. Ainda assim, poucas pessoas sabem qual a diferença entre joias e semijoias.

A joia é considerada mais fina e mais rebuscada que a semijoia, porque é totalmente composta por um metal nobre como a prata e o ouro. É por isso, inclusive, que as joias costumam ter um valor de mercado maior.

Com certeza você já ouviu uma história familiar sobre joias que foram passadas de geração em geração. Devido ao fato de as joias possuírem um melhor acabamento e uma qualidade superior, elas têm uma durabilidade maior e costumam ser mais resistentes à ação do tempo, o que não acontece com as semijoias.

Feitas de um material não tão nobre, mas que pode ser banhado ou folheado por compostos nobres, recebendo, assim, finas camadas de outro metal, as semijoias também podem possuir pedras de cristais, pedras ametistas, ônix e outras opções. 

O fato de as semijoias serem constituídas por um material inferior aos das joias, faz com que elas tenham durabilidade menor. Semijoias precisam de polimentos e/ou banhos de metal nobre, além de cuidados redobrados para não sofrerem com arranhões e atritos.

Mas você deve estar se perguntando: como então, diferenciar uma joia de uma semijoia?

Por mais difícil que pareça perceber a diferença entre joias e semijoias a olho nu, há alguns detalhes que podem ser percebidos:

  1. Observe o acabamento da peça. Como os metais nobres costumam ter maior maleabilidade e há muita exigência de qualidade na confecção de uma joia, o acabamento sempre será melhor.
  2. Verifique o preço. Se a joia estiver com preço muito baixo, é bem provável que ela não seja verdadeira. Por isso, priorize lojas confiáveis e que você tenha a certeza da qualidade do produto, assim como a Citrina.
  3. Solicite um documento de garantia. Toda joia verdadeira possui um documento que garanta a sua qualidade e a originalidade do material que ela foi confeccionada. Portanto, confira sempre se o documento de garantia acompanha a peça escolhida por você.

Agora que você já sabe qual a diferença entre joias e semijoias, com certeza você saberá escolher corretamente quando estiver fazendo compras. Aproveite para saber mais sobre o que é a Técnica Vermeil que é aplicada nas joias Citrina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: